brownie mármore de chocolate e menta

brownie mármore de chocolate e menta

A combinação de hoje das sandálias da Doceria Ipanema também é das minhas preferidas: menta com chocolate. Decidi fazer um brownie mármore: massa densa com bastante chocolate e um marmorizado feito com base em cream cheese e menta. A receita é bem simples e o resultado é um doce muito bacana que dá pra guardar num pote fechado na geladeira por até 7 dias se você não comer tudo no dia mesmo!

brownie_chocolate_menta02

para o brownie:
200 g de chocolate meio amargo
100 g (1/2 xícara) de manteiga sem sal
3 ovos
100 g (2/3 de xícara) de açúcar cristal
80 g (2/3 de xícara) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento em pó

para o creme de menta:
150 g de cream cheese em temperatura ambiente
1 ovo
40 g (1/4 de xícara) de açúcar cristal
1 colher (sopa) de essência de menta
gotinhas de corante alimentar verde

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pique o chocolate em pequenos pedaços. Derreta-o junto da manteiga. Você pode fazer isso no microondas (de 30 em 30 segundos, mexendo entre cada vez que tirar do microondas) ou em banho-maria. Numa vasilha misture os ovos com o açúcar, com ajuda de um fouet ou garfo, pra dar uma ligeira aerada na mistura (não precisa se preocupar de bater muito!). Junte o chocolate e a manteiga derretidos, misturando bem. Junte também a farinha de trigo, o sal e o fermento. Misture até que fique homogêneo. Reserve. Num outro recipiente misture o cream cheese com o ovo, o açúcar, a essência de menta e o corante. Cubra uma forma retangular média (a que usamos tem 30 x 20 cm) com papel alumínio, cobrindo todo o fundo e laterais com a parte brilhante voltada para o lado onde a massa vai ser colocada – se tiver dúvida de como fazer isso eu mostrei nesse video. Coloque a massa do brownie e espalhe bem pela forma, alisando. Com uma colher vá colocando por cima pequenas porções da mistura de cream cheese. Com uma faca vá misturando levemente as duas misturas, formando o mármore. Leve para assar por cerca de 20 minutos. O meio do brownie ainda tem que estar úmido, você pode fazer o teste do palito e observar se ele está cozido mas não completamente seco. Você pode mantê-los por até 3 dias em temperatura ambiente, guardados num pote fechado ou guardá-los na geladeira por até uma semana, também em um recipiente fechado.

** infusão de menta que eu cito no vídeo:

50 ml (5 colheres de sopa) de creme de leite + um punhado de folhas de menta (umas 15 a 20 folhas)

Lave as folhas e rasgue-as grosseiramente dentro de uma xícara. Ferva o creme de leite e despeje na xícara sobre as folhas. Tampe (pode ser com um pires, por exemplo). Aguarde 5 minutos. Coe e use só o creme de leite saborizado. A quantidade é pouca mas é suficiente para essa receita do brownie.

brownie_chocolate_menta03

Se você fizer essa receita não se esqueça de colocar a hashtag #ochefeachata pra gente poder ver e também de conhecer mais da Ipanema no facebook, instagram e no site oficial. =)

tábua: WestWing

guardanapos, garrafinha: acervo

pra_cozinhar_ouvindo

publi_ipanema

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>