bolo mousse de chocolate

bolo mousse de chocolate

Cá entre nós, apelidei esse bolo de “bolo genial de chocolate” por tudo o que ele é: são só três ingredientes, apenas 15 minutos de forno e o resultado é incrível: é um bolo mousse trufado em que com um só preparo se tem a sensação de um bolo recheado. Como não vai farinha de trigo, é boa opção pra quem não pode comer glúten. O dia das mães vem aí e essa é a nossa ideia de preparo pra sobremesa do domingo com a família: o bolo fica ótimo sem nada, mas fica ainda mais bonito e gostoso servido com chantilly e morangos como sugerimos aqui.

bolomousse02

450 g de chocolate picado (o seu chocolate preferido)
200 g (1 xícara) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
6 ovos

Pré-aqueça o forno a 210ºC. Prepare uma forma redonda entre 18 a 20 cm de diâmetro: unte com manteiga e coloque no fundo um disco de papel manteiga do mesmo tamanho da forma. Passe manteiga também sobre o papel e use cacau em pó ou chocolate em pó no lugar da farinha de trigo para “enfarinhar” a forma. Envolva a parte externa da forma com duas camadas de papel alumínio e coloque-a sobre outra forma maior (o bolo vai ser assado em banho-maria).

Derreta o chocolate junto com a manteiga em banho-maria ou usando o microondas (mexendo a cada 30 segundos até derreter). Deixe repousar para que fique em temperatura ambiente.

Coloque os ovos numa vasilha de metal ou vidro e aqueça sob o vapor de água, mexendo o tempo todo com ajuda de um fouet ou colher até que os ovos fiquem mornos, sem cozinhar. Coloque para bater na batedeira até que tripliquem de volume e fiquem em temperatura ambiente.

Com uma espátula misture delicadamente os ovos com o chocolate e despeje na forma já preparada. Coloque no forno e despeje cerca de 1 dedo de água na forma externa, para que o bolo cozinhe em banho-maria. Leve para assar por 15 a 20 minutos, dependendo do tamanho da forma: se o diâmetro for menor e ela for mais alta, 20 minutos. Se ela for mais larga e baixa, 15 minutos. A dica aqui é: o bolo tem que cozinhar por fora e estar meio cru por dentro como se fosse um petit gâteau. Retire a forma da água quente e deixe esfriar em temperatura ambiente. O bolo costuma estar ainda meio mole mesmo. É normal ele crescer bem pouco e murchar logo depois de tirar do forno. É que ele tem que ficar pouco cozido no interior, formando a parte mousse do bolo. Cubra com filme plástico e leve para a geladeira para ficar firme, por cerca de 3 horas ou mais. Desenforme o bolo com cuidado enquanto está bem gelado. Retire da geladeira meia hora antes de servir para que esteja mais cremoso.

bolomousse03

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Silvana diz:

    Oi Gui, eu pensei em chocolate 100% cacau. Será que fica amargo o bolo?

    • gpoulain gpoulain diz:

      vai ficar muito amargo, mas se é o chocolate que você gosta de comer no dia a dia faça com ele. é que não vai açúcar nesse bolo e todo o açúcar dele acaba vindo do chocolate mesmo. sabe que nunca provei chocolate 100% cacau? não é extremamente amargo? o máximo que já provei foram aqueles lindt de 90%, mas achei amargo demais da conta! haha! pro meu gosto eu uso o 50% cacau, que é o que gosto de comer puro. por isso disse na receita: use seu chocolate preferido da vida! <3

  • Nayara diz:

    Gui, não tenho batedeira, mas no meu processador tem uma função de emulsificar pra fazer claras em neve. Será que posso substituir? Estou doida pra fazer essa receita, parece excelente! Bjs

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei! imagino que sim, se essa função faz claras em neve, imagino que vá fazer os ovos emulsionarem e crescerem de tamanho. depois me conta como ficou! um abraço!

  • Marina Ferreira diz:

    Oi Gui! Será que dá certo fazer com chocolate branco? Dá para fazer com aquelas barras de chocolate que a gente encontra nos supermercados? Amo suas receitas, sempre que faço é sucesso!

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei Mariana! dá pra fazer com qualquer chocolate que você goste. o importante é ser seu chocolate preferido, só isso. se seu chocolate preferido é aqueles guarda-chuvinhas parafinados, derreta e use-os, sabe? é isso que importa aqui, usar o chocolate que você mesmo goste. nunca testei com chocolate branco mas imagino que dê certo também. que bom que gosta das receitas! um abraço!

  • Guilherme diz:

    Boa tarde, Gui.

    Uma pergunta, estou pensando em usar uma forma de 23, 24 cm de diâmetro e 6 cm de profundidade. Mas tô achando que o bolo vai ficar muito fino. Então, pensei em duplicar a receita.

    Assim, duplicando a receita e usando uma forma nos moldes acima, você saberia me dizer quanto tempo eu posso deixar no forno? Ou eu posso usar o método do palito para ver se o bolo está bom? Hehehe.
    Agradeço desde já.

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei! acho que pode duplicar sim a receita pra não ficar muito fino. ou talvez fazer 1 receita e meia. acho que pode deixar uns 20 minutos. o método do palito não funciona de forma alguma nessa receita, ela tem que ficar mais crua do que cozida, o palito vai sair completamente sujo! o mais importante é ele cozinhar um pouco por fora e depois ficar umas boas horas na geladeira pra que fique firme mesmo. acho que 20 minutos no forno vai ser suficiente! um abraço!

  • melizandra reda diz:

    oi! Fiz sua receita de bolo de chocolate com cafe e ficou divino! Agora vou fazer essa receita para o dia das maes. Quero saber se da para faze-lo na vespera e deixar na geladeira de um dia para o outro.
    Obrigada e parabéns pelo trabalho!
    Melizandra

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei! não consegui responder antes, espero que tenha feito e que tenha sido um sucesso.
      ele fica ainda melhor se feito de um dia para o outro, o ideal é ele ficar 24 horas na geladeira antes de ser consumido (3 horas é o mínimo).
      um abraço!

  • Naira Oliveira diz:

    Gui, queria te dizer q fiz essa receita e foi a MAIOR coisa lá em casa! Ficou tão bom que tivemos que resolver no baralho quem ia pegar a sobrinha. Cozinha é afeto puro mesmo!

    Agora um detalhe: ela ficou bem mais mousse que bolo (tirei do forno antes da hora, meu forno é péssimo) e mesmo assim ficou incrível!

    um beijo!

    • gpoulain gpoulain diz:

      oi Naira! que delícia! adorei saber dessa história!

      e pois é, esse bolo é assim mesmo, não importa se ele cozinhar pouco ou muito ele fica muito gostoso de toda forma (eu prefiro inclusive quando ele está mais mousse do que bolo). um beijo!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>