bolo de ricota com calda de frutas vermelhas

bolo de ricota com calda de frutas vermelhas

Tem uma padaria perto da minha casa que faz meu bolo de ricota preferido. Uma vez experimentei, adorei e não sosseguei até conseguir criar uma receita que fosse um pouco parecida. O que eu gosto é que é um bolo que pode ser servido num café da tarde ou da manhã (mesmo sem a calda!) ou virar uma sobremesa. O truque aqui é não deixar ele assar demais, ele tem que ficar meio cremosinho por dentro, quando fizer o teste do palito ele deve sair meio úmido, meio sujinho.

boloricota02

Bolo:
250 g de ricota
1 lata de leite condensado
3 ovos
240 ml (1 xícara) de óleo de canola
240 g (2 xícaras) de farinha de trigo
80 g (1/2 xícara) de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
raspas da casca de uma laranja
1 colher (sopa) de fermento em pó

Calda:
1 caixa de morangos picados
1 xícara de framboesas congeladas
80 g (1/2 xícara) de açúcar

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de bolo (usamos uma de bolo inglês de 30x12cm). Bata no liquidificador os ovos, o leite condensado, o óleo, a ricota, a baunilha e o açúcar até obter uma mistura homogênea. Reserve. Peneire a farinha de trigo com o fermento em pó. Numa vasilha coloque a mistura do liquidificador e vá misturando pouco a pouco, com um fouet ou colher, os ingredientes peneirados. Junte também as raspas de laranja e misture bem. Coloque na forma e leve para assar por cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito, ele deve sair úmido e levemente sujo. Enquanto isso prepare a calda: coloque numa panelinha os morangos picados, as framboesas congeladas e o açúcar. Deixe ferver e formar uma calda. Desligue. Se preferir, bata no liquidificador. Sirva sobre o bolo.

boloricota03

Prato do bolo: Galeries Lafayette Maison

Garfinhos: Bonton

Toalha e pratos: acervo

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Flora Madureira diz:

    Gui! Que delícia :)

    Queria saber se tenho que deixar esse bolo na geladeira, ou tudo bem ficar em temperatura ambiente. Tô querendo levar pro trabalho!

    Beijos!

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei Flora! que bom que gostou! pode ficar de um dia pro outro fora da geladeira, sem problema. só guarda direitinho numa vasilha tampada. passando mais de um dia já recomendo colocar na geladeira, mas acho que não vai sobrar! um beijo!

  • Isabela diz:

    Vcs usaram ricota com ou sem sal? Beijos!

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei Isabela! nem sabia que existia essa diferença. sempre achei ricota sem gosto, então acho que todas que já comprei na vida são sem sal.

  • Cristina diz:

    Oi, Gui! Você acha que seu eu colocar uma geleia no lugar da calda vai prestar? Estou louca pra fazer a receita, mas tá rolando uma preguiça master da louça… Beijo =)

  • Caroline Alves diz:

    Depois de ver essa receita serei obrigada a sair da dieta pra fazer!
    Pensei em fazer com cobertura de doce de leite.. será que fica bom?

    • gpoulain gpoulain diz:

      Caroline, vai combinar com doce de leite sim. ele só não vai ficar tão bonito, mas o bolo aceita muitas coberturas, ele é bem fácil de combinar. um abraço!

  • diz:

    Achei a receita perfeita pra uma ceia de revéillon com os amigos! Vou fazer! Volto pra contar se deu certo!!!
    Tenho framboesas e mirtilos congelados. Acha que combina misturar os dois?
    Bjosss querido! Boas Festas pra vc e sua família!!!!

    • gpoulain gpoulain diz:

      ah que delícia! acho a receita ótima pra isso e essa mistura de framboesas e mirtilos vai ficar bem gostosa sim! um beijo e boas festas pra você e sua família também!

  • Renata diz:

    A framboesa precisa ser congelada ou pode ser fresca?

    • gpoulain gpoulain diz:

      se tiver a fresca melhor ainda! é que a congelada é bem mais barata e bem mais fácil de ser encontrada, ao menos aqui em BH.

  • Renata diz:

    Gui, percebi que o leite condensado não aparece no modo de preparo.
    Quanto a minha pergunta da amora, é que eu tenho um pé :)

    • gpoulain gpoulain diz:

      obrigado pelo aviso! já alterei a receita! ah, mas é amora ou framboesa que você vai por? deve ficar bom com amora também. eu também tenho um pé de amoras! :)

  • Sandra R P Nacimento diz:

    Oi! Queria saber qual a quantidade certa de ricota, pois nos ingredientes aparece 250g mas no video vc fala que está usando 150g.
    Abraços!

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei! eu tenho problemas em decorar o peso dos ingredientes, acabei falando errado, mas o texto de todas as receitas já é escrito quando eu as testo, então sempre leve em consideração o que estiver escrito! desculpe a falha no video! um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>