bolo de ovomaltine e chocolate

bolo de ovomaltine e chocolate

Todo dia pra mim é dia de bolo – assim eu gostaria – e esse gosto diário é por desses bolinhos bem simples e fáceis de fazer pra tomar com café no fim da tarde. Mesmo sendo simples e fáceis existem algumas coisas muito importantes pra mim ao fazê-los: que sejam úmidos, fofinhos e que tenham bastante sabor. A mistura da vez é ovomaltine e chocolate. O bolo fica bem escuro, bem fofinho e é daqueles que basta misturar tudo e colocar no forno, ótimo pra fazer em dias mais corridos e pra deixar em pedaços guardados num pote pro café da manhã do dia seguinte. É um bolo pouco doce, levemente amargo. Se você preferir bolos mais docinhos sugiro colocar mais umas 5 colheres (sopa) de açúcar.

chocolate_ovomaltine_02

5 cópias desta ilustração encontram-se à venda aqui.

chocolate_ovomaltine_03

70 g (1/2 xícara) de ovomaltine
100 g (1/2 xícara) de açúcar
140 g (1 xícara) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de cacau em pó
2 colheres (chá) de fermento em pó
85 g de manteiga sem sal derretida
180 ml (3/4 de xícara) de leite
2 ovos

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma retangular ou quadrada pequena (usei uma de 20 x 30cm). Enfarinhe (pode ser com farinha ou com o cacau, ou mesmo uma mistura dos dois, como fiz). Misture o leite com a manteiga derretida. Verifique se a mistura não está muito quente por causa da manteiga derretida. Se não estiver, adicione os ovos e misture bem. Vá adicionando os secos: o açúcar e o ovomaltine. Misture bem. Peneire os outros secos ali em cima: farinha de trigo, fermento em pó e cacau em pó. Misture bem e coloque na assadeira, esparramando bem. Leve para assar por cerca de 25 a 30 minutos. Corte em pedaços e se quiser povilhe açúcar de confeiteiro por cima.

chocolate_ovomaltine_04

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Mariana Anselmo diz:

    Um bolo que não precisa de batedeira! ❤ já quero!

    Uma pergunta: dá pra usar farinha de arroz no lugar da trigo? Ganhei um pacote desse treco e não tenho ideia de como usar! Tô com dó de jogar fora rs E na Internet só acho umas receita fit não a minha cara hahaha

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei Mariana! dá pra usar sim. eu já usei pra substituir farinha de trigo normal em receitas pra celíacos. só tem uma coisa: por não ter glúten, o bolo não fica muito fofinho, então sugiro bater as claras em neve (ai, desculpa te fazer pensar em batedeira!) pra misturar no fim da preparação do bolo e assim ele ficar com a textura boa. um abraço!

      • MARIA CRISTINA VEIGA DE VINCENZO diz:

        Oi, acabo de fazer esta receita e, testando a pergunta da Mariana e a resposta do Gui, fiz metade farinha de arroz e metade farinha de trigo… e deixxei um pouquinho menos no forno, para nao secar muito. Ficou divino!!!

        Gui, obrigada por mais esta receita maravilhosa e super fácil de fazer!

        bjs Cris

  • Thalia diz:

    Gui vc não vai mais fazer receita ilustrada ?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>