bolo de maçã com calda de maple syrup

bolo de maçã com calda de maple syrup

Vivi hoje dessas tardes em que a casa fica com cheiro gostoso de bolo. No caso ainda tinha um cheirinho todo especial de maçã, canela e gengibre. Tenho um amigo francês que foi passar alguns dias de férias em Montreal enquanto eu estava em Paris. Na volta ele me trouxe de presente de aniversário um kit québéquois, incluindo uma manteiga de érable (como o maple é conhecido na parte francesa do Canadá) e um sirop d’érable (o maple syrup). Achei a manteiga muito doce, lembra um doce de leite mas com o gosto típico do maple. Achei que fica ótima em torradas com banana e granola. Guardei o syrup aqui com vontade de usá-lo num bolo e acabei me inspirando pra essa receita. Apesar de conseguir encontrar o maple syrup em alguns supermercados daqui de beagá, é possível substituí-lo por mel nessa receita. Só não deixe de fazer a calda, pois ela dá um sabor bem especial.

bolo_maca_02

bolo_maca_03

bolo_maca_04

bolo:

260 g (2 xícaras) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de canela em pó
1 pitada de gengibre em pó
200 g (1 xícara e 1/4) de açúcar cristal
50 g (1/4 de xícara) de açúcar mascavo claro
2 ovos grandes (fiz com ovo caipira e precisei de 3 pois eram pequenos)
160 ml (2/3 xícara) de óleo de canola
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 maçãs médias descascadas e raladas grosseiramente (usei maçã verde)

calda:

3 colheres (sopa) de maple syrup ou mel
2 colheres (sopa) de manteiga com sal

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe uma forma de furo central (usei uma de 25 cm de diâmetro). Peneire a farinha, o fermento, a canela e o gengibre, todos juntos em uma vasilha. Reserve. Na batedeira, bata os ovos e os açúcares por cerca de 8-10 minutos ou até obter uma espuma espessa. Diminua a velocidade da batedeira para o mínimo, acrescente o óleo aos poucos e em fio, intercalando com os ingredientes peneirados. Junte a baunilha e as maçãs. Raspe as laterais da tigela para que tudo fique homogêneo.

Despeje a massa na forma e asse por cerca de 40 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe amornar na forma por uns 10-15 minutos. Enquanto isso, faça a calda: coloque o maple syrup e a manteiga em uma panelinha e leve ao fogo baixo, até que tudo esteja bem derretido e misturado. Não é necessário ferver ou cozinhar, só misturar os dois ingredientes em fogo brando. Desenforme o bolo com cuidado, ainda morno, e pincele-o generosamente com metade da calda. Aguarde uns 10 minutos e pincele o bolo com o resto da calda. O sabor da maçã é bem suave, mas ela deixa o bolo super úmido e as especiarias e o maple syrup dão o toque. Esse bolo é muito gostoso!

bolo_maca_05

Prato: Tok&Stok
Pano: Adelaide Klum
Espátula: Zara Home
Passarinho: Vila 211

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Evelyn diz:

    Achei lindo esse bolo e parece ficar muito muito bom! Assim que tiver um tempo irei fazer.
    Uma pergunta: Você ilustrou a receita com qual tipo de material? Lápis, canetas? super me interessei, fofa *-*

  • Lara Torrezan diz:

    Gui querido, me tira uma dúvida o tipo de óleo faz muito diferença para a receita? Nesse caso precisa ser o de canola? Cheirinho

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei Lara! não precisa ser o de canola. pode ser o de girassol, por exemplo. eu não uso o de soja porque ele dá gosto forte no bolo.

  • Nani Nascimento diz:

    Gui,

    se fizer com mel você acha que perde muito a essência do bolo? Não sei se acharei maple syrup aqui na minha cidade

  • Vanessa diz:

    Oba!! que bolo lindo…quase senti o cheirinho…farei no fim de semana. O que vc acha de trocar o maple por melado ou malte? Bjs, querido!

  • Vivian diz:

    Onde eu posso imprimir somente a ilustração? Obrigada!
    Suas ilustrações são de uma delicadeza sem fim! Continue ilustrando receitas para alegrar nossas cozinhas!

    Beijos

  • Marcela diz:

    Gui que ilustração linda *—-* … pensa com carinho pra liberar pra download essas ilustrações …. iam ficar lindas espalhadas dando cores as cozinhas desse mundão 😉

    Amo seu trabalho

    Beijo

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei, obrigado! essa ilustração foi encomenda pra uma cliente, a original está emoldurada lá na Alemanha, não tenho nem uma versão grande dela pra liberar e não seria correto com quem me encomendou! um beijo! (:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>