bolo de limão e mexerica

bolo de limão e mexerica

No último dia 15 de maio vovó Teresa completou 91 anos. Escrevi uma cartinha e fiz um bolo pra que a família reunida pudesse festejar esse momento. Ela não gosta muito de chocolate, então sempre tenho tendência a fazer bolos com frutas – ano passado, quando ela completou 90 anos, fiz um bolo bem grande de coco com caramelo. Quis pegar os limões capeta e as mexeriquinhas do pomar da minha mãe e usá-los de forma que o bolo fosse bem fofinho e com um delicado aroma e sabor cítrico.

massa:
6 ovos
200 ml (3/4 de xícara) de leite
170 ml (1/2 xícara) de óleo de canola
220 g (1 e ½ xícara) de açúcar demerara (ou cristal ou mascavo)
260 g (2 e 1/4 de xícara) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
raspas da casca de 1 limão

recheio:
2 latas de leite condensado
60 ml (1/4 de xícara) de suco de limão
60 ml (1/4 de xícara) de suco de mexerica
2 colheres (sopa) de manteiga com sal
80 g de chocolate branco picado

calda:
120 ml (1/2 xícara) de água
suco de 1/2 limão
80 g (1/2 xícara) de açúcar

cobertura:
300 g de cream cheese em temperatura ambiente
200 g de chocolate branco picado
suco de 1 mexerica

Comece pelo bolo: unte 3 formas de 18 cm de diâmetro com manteiga, corte 3 pedaços de papel manteiga do tamanho do fundo e coloque no fundo de cada forma. Unte o papel manteiga e a forma com manteiga e enfarinhe. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture os ovos, o leite e o óleo. Em seguida misture o açúcar e as raspas. Peneire todos os outros ingredientes secos, junte à mistura e mexa bem. Divida a massa nas 3 formas. Leve para assar por aproximadamente 20 a 25 minutos ou até que o palitinho saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar. Quando estiver morno, desenforme os bolos e deixe-os repousando sobre uma gradinha.

Faça o recheio: coloque o leite condensado, o chocolate branco, os sucos e a manteiga numa panela. Faça uma espécie de brigadeiro cítrico: ligue o fogo e vá mexendo o tempo todo, até engrossar. Vai demorar mais que um brigadeiro normal pois vai bastante líquido. Depois daquele ponto normal de brigadeiro (quando soltar do fundo da panela), deixe cozinhar, mexendo sempre por mais ou menos 6 minutos, pra dar um ponto mais firme (ainda um pouco menos firme que um brigadeiro de colher). Esparrame num prato, cubra com filme plástico e leve à geladeira por uns 30 minutos para ficar mais firme.

Prepare a calda: misture todos os ingredientes e leve ao fogo até ferver e o açúcar dissolver. Desligue e deixe esfriar.

Faça a cobertura: Derreta o chocolate branco em banho-maria ou no microondas (colocando de 30 em 30 segundos e mexendo entre cada vez). Numa vasilha bata o cream cheese com o suco da mexerica até ficar bem misturado. Vá colocando o chocolate aos poucos, batendo sempre. Se preferir, pode fazer esse procedimento na batedeira. Basta que esteja tudo bem misturado.

Para a montagem: Acerte os topos dos bolos com uma faca de serra. Corte-os ao meio, ficando seis camadas de bolo. Coloque a primeira sobre a base onde for servir o bolo. Pincele calda e coloque 1/5 do recheio. Repita até colocar a última camada de bolo. Pincele com calda e cubra ele todo com a cobertura. Decorei com macarons de limão, suspiros e pastilhas de chocolate.

bololimaomexerica02

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Benedito Vitor diz:

    Alguém está devendo um manual o brigadeiro perfeito, né senhor Gui. Adoorei a receita da massa, estava precisando de uma massa branca!

  • Kelsene diz:

    Gui, posso substituir o óleo de canola por óleo de coco?

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei! honestamente, não sei! nunca usei óleo de coco na vida, sabe? não sei nem como é a textura. só recomendo que seja um tipo de óleo que não dê gosto no resultado final – como o de canola ou de girassol. óleo de soja, por exemplo, deixa resíduo de gosto no bolo, fica ruim.

  • Gillian Alves da Costa diz:

    Fui, amo suas receitas e seus textos. Ter uma avó de 91 anos e poder fazer um bolo de aniversário pra ela, deve ser mesmo uma benção. Gosto muito das opções de açúcares das suas receitas. Sempre dou preferência pro ou mascavo. Grande abraço.

    • gpoulain gpoulain diz:

      ah, que bom que gosta! eu nunca uso o açúcar refinado, geralmente uso o demerara ou o cristal. também gosto muito do mascavo! um abraço!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>