bolo de fubá

Aproveito pra começar as receitas do ano com algo que já haviam me pedido há tempos: colocar as medidas em xícaras, colheres… Eu particularmente não gosto de usar medidas assim, mas pra quem não tem balança dá pra ajudar. Mas continuo dizendo: muitos doces e pães sem precisão de peso não dão certo!

bolo_fuba_01

Dia desses vasculhando o caderno de receitas da minha vó pipida achei essa receita, e, com algumas alteraçõezinhas cheguei a esse resultado final, super delícia, com gostinho de comida de vó!

4 ovos

250 g (1 e 1/2 xícara) de açúcar

240 g (2 xícaras) de farinha de trigo

120 g (1 xícara) de fubá

80 g (7 colheres de sopa) de manteiga

10 g (2 colheres de chá) de fermento em pó

240 ml (1 xícara) de leite

bolo_fuba_02

Coloque o forno para pré aquecer a 180ºC. Unte e enfarinhe uma fôrma redonda com furo no meio (a que usei tinha 25 cm de diâmetro. Separe as gemas das claras. Bata as claras em neve, adicionando pouco a pouco metade do açúcar. Vai virar um merengue bonito e brilhante. Reserve. Bata a manteiga com a outra metade do açúcar. Junte as gemas, o leite e vá adicionando a farinha de trigo e o fubá. Por último adicione o fermento, o merengue e misture tudo delicadamente. Coloque na fôrma e leve para assar por cerca de 30 minutos.

bolo_fuba_03

rendimento 1 bolo de mais ou menos 15 pedaços

tempo de preparo 15 minutos + 30 no forno

dificuldade baixa

imagem_ouvindo
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=3xUfCUFPL-8]

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • bolo <3 fubá <3

    Gui, nunca achei uma receita de bolo de fubá que eu amasse… só a receita lá de casa (mas que acho meio exagerada no óleo…)
    tô apostando nessa :) vou fazer, sem dúvidas!

  • Lis diz:

    É possível fazer com margarina? Aqui onde moro não encontro manteiga com facilidade. A receita parece deliciosa,há tempos queria uma assim com jeitinho caseiro e simples,mas infelizmente não tenho manteiga. Parabéns pelas receitas,já experimentei várias,todas maravilhosas,abraços.

    • gpoulain diz:

      puxa, que estranho não encontrar manteiga com facilidade! não sou fã de margarina mas pode usar pra substituir sim, sem problemas! o bolo vai ficar gostoso também. um abraço!

      • Lis diz:

        Pois é, só encontro nos grandes mercados,que ficam muito longe da minha casa e nem sempre tem,por isso quando encontro compro aos montes.Aqui é bem difícil encontrar alguns ingredientes e de boa qualidade,pra nós que amamos cozinhar fica bem complicado,sempre acabo improvisando. Obrigada por responder :)
        Ah,sou de Cuiabá -MT,quase no fim do mundo rs

  • patricia diz:

    Bolo de fuba é tudo de bom. Só faço receitas de doces com medidas em gramas, e ainda assim algumas zicam rs… Bjokas

  • Paula diz:

    Já fiz esse bolo igualzinho e ficou ótimo.
    E fiz hoje so com farinha de trigo e ficou igualmente bom.
    Muito obrigada por compartilhar suas receitas.
    Bjim, Paula

  • Mohara diz:

    Fiz esse bolo e ficou uma delíiicia!
    Coloquei pedacinhos de goiabada e minha mãe comentou que ficou parecido com um bolo que a minha avó fazia!
    Pensa no quão boba eu fiquei? rs..

    Seu blog tem essa pegada pessoal que envolve a gente! Confesso que depois que comecei a acompanhar a minha vontade de cozinhar TRIPLICOU! Obrigada 😉

  • gislaine de laura munhoes fidelis diz:

    Mostra pra mamãe.

  • Juliana diz:

    Gui, me ensina uma coisa? Prq precisa bater as claras em gema? Prq vc não usa o ovo inteiro de uma vez só? Talvez todo mundo saiba isso, mas eu não sei e gostaria muito de entender melhor a diferença que isso fará no final. Obrigada e um beijo!

    • gpoulain diz:

      Oi Juliana, cada bolo é um bolo e cada caso é um caso. Esse é um bolo com ingredientes “pesados”: fubá e manteiga. Se você não bate as claras em neve o bolo vai ficar muito denso e meio duro. As claras em neve o deixam mais leve. Nesse caso é batida com açúcar pois assim vira um merengue, que é uma preparação mais estável que só as claras em neve. Existem bolos onde a gente bate o ovo inteiro sim. Mas eles demoram a dar consistência (normalmente tem que ser batidos por uns 20 minutos pra crescer), pois a gema é gordurosa e isso “pesa” atrapalhando as bolhinhas de ar. Confeitaria é uma química danada! Só te digo que nesse caso o bolo ficaria pesado e talvez nem crescesse sem as claras em neve. Elas também são uma espécie de “fermento”, sabia? Por isso todo suflê vai claras em neve – pois elas fazem o suflê crescer. Espero que tenha te feito entender a importância das claras em neve nesse caso – mas lembre-se de que nem todo bolo fica bom com elas em neve, cada caso é um caso. :)

      • Juliana diz:

        Oi Gui! Que resposta grandona, Estou encantada com a sua gentileza em explicar tudo direitinho, mesmo não podendo aplicar isso para tudo enquanto é bolo. Muito obrigada!

  • Juliana diz:

    Sorry, Gui…. claras em neve! rs

  • Juliana Lima diz:

    Gui, não sei se verá esse comentário, mas eu moro fora do Brasil e só encontrei fubá pré-cozido. Dá na mesma? É o pré-cozido que usamos no Brasil?
    Beijos e obrigada! =)

    • gpoulain diz:

      ei Juliana! não é a mesma coisa (esse pré cozido normalmente se usa pra fazer polenta) mas dá pra usar sim, já usei e ficou gostoso também. sei como é morar fora e passar algumas dificuldades na hora de fazer comida daqui do Brasil, tem horas que temos que nos virar com outras coisas né? bom bolo de fubá! :)

  • Vanessa diz:

    Gui, estou encantada com o seu blog…quanto bom gosto e delicadeza…estou aqui dividida se faço esse bolo de fubá (já que hj está um dia bem chuvoso em SP, pedindo um bolinho de vó) ou o mineirinho sem cobertura (para tomar com café, sabe?)
    Vc colocaria erva-doce no bolo de fubá? É uma lembrança que tenho de infância…será que combinar com qq receita? Bjs, querido!

  • Camila Souza diz:

    Oi Gui!
    Pra esse bolo eh melhor usar manteiga comum ou manteiga culinaria?
    Sou principiante, rss
    Obrigada
    bj

  • laiza diz:

    fiz ontem e esse é SOMENTE o bolo mais fofo que já fiz na vida <3333

  • Luiza diz:

    Amei! Fiz e ficou ótimo! Delicioso!!!
    Muita obrigada pela receita. Que Deus lhe abençoe!

    Ahhh… Acabei fazendo uma alteração. Pensei que eu tinha leite, mas não tinha. Daí substitui o leite de vaca pelo leite de coco.

    Tento fazer bolo de cenoura e nunca dá certo. Vou procurar aqui e se tiver receita, vou tentar fazer o seu. Amo bolo cenoura e bolo de fubá.

    • gpoulain gpoulain diz:

      ah que delícia! deve ter ficado bem gostoso com leite de coco mesmo! e tem receita de bolo de cenoura aqui sim, procura na busca e tenta fazer! depois me conta o que achou. um abraço!

  • Wezer Andrade diz:

    Estou aqui para te parabenizar pela receita estava aqui vasculhando em rede achei essa receita de bolo de fuba, ti digo uma coisa ficou Maravilhosa. Super leve minha esposa adorou. Parabéns mesmo. A todos que qe quiserem fazer eu recomendo.

  • Joyce Azevedo diz:

    Adorei esta receita. Eu estou sempre fazendo bolos e enveredando por jornadas para descobrir a melhor receita para cada tipo de bolo, Então, eu tenho o costume de pesquisar diversas receitas nacionais e internacionais e testá-las, assim como adaptá-las ou mesmo incrementá-las. Antes de decidir por esta receita, eu pesquisei algumas outras, mas a maioria tinha óleo entre seus ingredientes. Não que eu não goste de bolo com óleo; em algumas receitas, na minha opinião, ele é a melhor opção. Mas eu queria uma boa receita com manteiga, pois eu acho que os bolos amanteigados são perfeitos para o café-da-manhã ou um café da tarde. Enfim, fiz sua receita e está super, hiper, mega aprovada,. Só confesso que fiz duas alterações: substituí metade do leite por leite de coco e usei 150g de manteiga (eu queria aquela sensação de bolo que derrete na boca, e consegui alcança-la!!!!!!). Recomendo muito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>