bolo de cenoura com avelãs e compota de maçã

bolo de cenoura com avelãs e compota de maçã

Dias atrás coloquei um post contando sobre o Café Coutume e seu maravilhoso bolo de cenoura com castanhas e compota de maçã, e hoje trago a receita. Não é exatamente um bolo pro dia a dia (apesar de ser tão gostoso com café no lanche da tarde), é um bolo bem rico, um bolo mais festa, mais pra uma sobremesa ao receber amigos. É uma delícia com o toquezinho cítrico na cobertura.

compota de maçã

3 maçãs grandes sem casca picadas em cubos

150 ml de água

70 g de açúcar

1 pau de canela

2 cravos da índia

bolo

500 g de cenoura (umas 3 cenouras grandes)

200 g de farinha de trigo

1 colher (café) de gengibre em pó

1 colher (café) de canela em pó

1/2 colher (café) de noz moscada em pó

1 colher (sopa) de fermento em pó

4 ovos

250 g de açúcar mascavo

125 ml de óleo de canola ou girassol

200 g da compota de maçãs

75 g de uvas passas

75 g de avelãs (você pode usar nozes picadas grosseiramente também)

cobertura

60 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

50 g de açúcar refinado

1 colher (chá) de extrato de baunilha

300 g de cream cheese

raspas de 1 limão 

Prepare a compota: Coloque todos os ingredientes numa panelinha, ligue em fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até que a água seque e a maçã esteja bem macia. Retire os cravos da índia e o pau de canela.

Faça o bolo: Rale as cenouras em ralo fino. Peneire a farinha, as especiarias e o fermento. Reserve. Unte e enfarinhe uma fôrma retangular de cerca de 20 x 30 cm. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Bata os ovos com o açúcar na batedeira até que a mistura cresça bastante. Retire a mistura da batedeira e comece a agregar o óleo, e a mistura peneirada de farinha, especiarias e fermento, pouco a pouco, misturando com uma colher. Por último junte a cenoura, a compota de maçã (lembre de pesar 200 g dela), as avelãs, as passas e misture bem também. Despeje na forma e leve ao forno por cerca de 30 a 40 minutos. Verifique o cozimento espetando um palito ou a lâmina de uma faca. Saindo limpo está pronto. Retire do forno e deixe esfriar para desenformar.

Enquanto isso, prepare a cobertura. É bem simples. Em uma vasilha coloque todos os ingredientes e com uma colher misture até que tudo esteja bem misturado e incorporado. No café eles costumam confeitar usando um saco de confeitar e um bico redondo grande e fazer bolinhas por cima dos pedaços de bolo. Ainda dá pra ralar mais um pouquinho de raspas de limão e canela em pó por cima de tudo.

bolocenoura_avelas_02

ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Jana diz:

    Amei! Será minha próxima tentativa culinária hehe. Só uma perguntinha: alguma dica para aproveitar as cascas de maça? Sou do tipo chata que adora aproveitar tudo.
    E um pedido: eu mudei de casa faz poucos dias e tô no processo de comprar temperos e tal (acabei deixando os menos nobres pra trás por conta de peso na mudança). E aí me peguei pensando em quais temperos comprar e percebi que eu nunca soube muito fazer combinações de temperos e especiarias com comidas diversas sabe? Tipo, esse tempero vai com esse prato, ou brócolis fica ma-ra-vi-lho-so com o tempero X. Hahaha Eu sei o básico, mas queria aprender umas combinações diferentes! Não sei se rola fazer um post disso, mas eu acho que qualquer comida fica boa se estiver bem temperada e sinto que esse conhecimento me faz falta. Como seus pratos são SEMPRE bem temperados e sabores, achei que valia pena pedir o post, se der :)

    • gpoulain gpoulain diz:

      oi Jana! eu gosto de fazer chá de casca de maçã, já fez? coloco pra ferver com água e canela e depois adoço com mel. vou pensar nesse post sim! um abraço!

  • Kelsene diz:

    Gui, posso substituir as nozes/avelãs por castanha do pará? Como moro no Tocantins elas são abundantes por aqui. Em todas as receitas (doces ou salgadas) eu fico na dúvida.
    Aqui em casa tenho dois amores para cuidar: minha menina e meu marido. Os olhos deles brilham quando chegam em casa e sentem a casa perfumada pelas delícias que você me ensina.
    Obrigado pelas receitas, pela atenção, carinho e paciência.
    Sinta-se abraçado.

    • gpoulain gpoulain diz:

      oi Kelsene! pode sim! castanha do pará é uma delícia e vai deixar o bolo com gostinho mais brasileiro. :)
      fico feliz que seus amores gostem! me senti abraçado sim!

  • Letícia diz:

    Meu café preferido, um dos meus bolos preferidos… ohlala! Parabéns pelo post e essa receita mara.
    Bjs

  • Verena diz:

    Gui,
    Fiz o bolo sem cobertura e avelã e ta uma delícia!
    Muito gostoso mesmo, adorei!
    Obrigada!
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>