bolo de anjo com mousse de chocolate

bolo de anjo com mousse de chocolate

Semana passada falei aqui sobre os bolos de anjo da Pâtisserie Ciel e hoje dou uma receita aqui. É um bolo bem levinho, esponjoso, e isso se deve às muitas claras utilizadas na receita e a total falta de gordura no bolo: é um bolo sem manteiga e sem gema de ovo. Use as gemas em outra receita, como quindim ou mesmo um omelete bem amarelinho.

6 claras de ovos

1 colher (chá) de extrato de baunilha

100 g de açúcar cristal

90 g de farinha de trigo

60 g de açúcar de confeiteiro

1 pitada de sal

mousse:

150 g de chocolate ao leite

150 g de creme de leite pasteurizado

cacau em pó para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 170ºC. Unte e enfarinhe uma forma com furo no meio (eu usei uma de 22 cm de diâmetro). Bata as claras em neve junto ao extrato de baunilha. Quando começar a ficar firme, fazendo picos moles, coloque o açúcar cristal pouco a pouco, sempre batendo. Vai se formar um merengue bem firme e brilhante.

Numa vasilha misture a farinha com o sal e o açúcar de confeiteiro. Peneire essa mistura sobre o merengue, pouquinho a pouquinho, mexendo com delicadeza. Coloque na forma e leve para assar por cerca de 45 minutos. Finque um palito para ver se está cozido. Retire do forno e deixe esfriar completamente, de preferência sobre uma grade, para depois desenformar.

Faça a mousse: derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas (de 30 em 30 segundos, mexendo sempre ao final de cada 30 segundos). Deixe o chocolate já derretido esfriando um pouco na bancada. Enquanto isso, pegue o creme de leite, que deve estar bem gelado já que vamos batê-lo como um chantilly. Bata até que esteja firme e depois misture delicadamente com o chocolate derretido. É importante que o chocolate esfrie um pouco pois se estiver muito quente ele vai “desmontar” o chantilly, sabe? Para colocar como os franceses fazem no bolo de anjo, coloque a mousse num saco de confeitar (usei um bico pitanga também) e subra bem todo o interior do furo do bolo desenformado. Se quiser, polvilhe cacau em pó por cima de tudo.

bolo_anjo_02

 

ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>