bife rolê com toque de chef

Já faz alguns anos que minha mãe sempre visita um site de receitas bem bacana, o Panelinha, da Rita Lobo. Nunca fui de passear muito por lá, mas minha mãe é super fã de tudo. No final do ano passado, Rita lançou um livro em comemoração aos 10 anos do site (e me pergunto: será que um dia eu chego lá também?), intitulado “Panelinha: receitas que funcionam”. O livro é lindo (coisa de designer gráfico que compra livro pela capa) e com muitas receitas ótimas! Resolvi testar a versão dela para uma receita bem comum daqui de casa: o bife rolê. Modifiquei um pouquinho a receita, mas o segredinho dela é o mais bacana: canela em pó. Calma, não vai torcer a cara. Dá um gosto todo especial mesmo! Ótima e saborosa receita pro dia a dia.

:: 6 bifes grandes de coxão mole (cerca de 800g de carne)

:: 1 cenoura

:: 1 talo de salsão

:: 3 colheres (sopa) de óleo de canola

:: 150g de bacon

:: 1/2 colher (chá) de canela em pó

:: 1 cebola picada

:: 3 dentes de alho picados

:: 1/2 xícara (chá) de extrato de tomate

:: 1 litro de água (pode ser caldo de carne também)

:: 1 colher (sopa) de farinha de trigo

:: 1 colher (sopa) de manteiga

:: salsinha e cebolinha picada

:: sal e pimenta do reino

:: palitos de dente para fechar os bifes

Corte os legumes (cenoura e salsão) e o bacon em palitos finos de cerca de 6cm de comprimento, 1 para cada bife. Com o que sobrar dos legumes e bacon, pique em cubos para refogar junto da carne. Tempere um lado do bife com sal e pimenta do reino a gosto, coloque um palito de cada legume e de bacon.

Enrole o bife e feche com dois palitos de dente cada um, como na foto. Repita o procedimento com todos os bifes. Coloque o óleo numa panela de pressão. Quando esquentar jogue o bacon e deixe dourar por cerca de 3 minutos. Acrescente a canela e, em seguida, os bifes. Doure um pouco tomando cuidado para que os eles não se desenrolem.

Junte a cebola, o alho e a sobra da cenoura e salsão picado. Nessa hora coloquei um pouco mais de sal e pimenta, mas se você for adicionar caldo de carne não coloque mais sal! Refogue por uns 5 minutos, coloque a água e o extrato de tomate. Tampe e deixe cozinhar na pressão por 30 minutos. Desligue o fogo.

Em outra panela derreta a manteiga e adicione a farinha de trigo, mexendo sempre para formar o que chamamos na cozinha de roux. Quando dourar, adicione todo o caldo que ficou na panela dos bifes. Esse procedimento vai fazê-lo engrossar. Deixe o caldo cozinhar um pouco (para não ficar com gosto de farinha de trigo) e misture com os bifes. Junte as ervas na hora de servir. Gosto de servir o caldo com os pedacinhos que ficam nele. Depois que todos comerem, o que sobra do caldo na travessa eu uso para fazer sopa. Basta adicionar um pouco de macarrão e um pouco mais de água e pronto, fica uma delícia também.

Rendimento :: 6 porções

Tempo de preparo :: 1 hora e 40 minutos

Dificuldade :: média

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Suélen da Silva diz:

    Obrigada !!!! Fiz a receita e pensa que delicia que ficou, todos aqui em casa amamos o bom disso que a noite faço um macarrão super leve e delicioso para nós. Amei <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>