bacalhau gratinado

bacalhau gratinado

Toda vez que vou à casa da minha mãe adoro revirar coisas me que lembram tempos bons. Acho fotos antigas e, recentemente, achei uma pasta com vários papéis soltos de receitas antigas que minha mãe copiou ou que amigas deram pra ela. Uma dessas amigas da minha mãe, a Lucinha, sempre fazia com o maior capricho um bacalhau gratinado quando a gente ia na casa dela. Sempre adorei. Achei a receita escrita na letra redondinha dela, num papel que já guarda as marcas do tempo. Fazer pela primeira vez essa receita que me lembra bons momentos da infância me trouxe ainda mais alegria.

1 cebola ralada
1 dente de alho amassado
120 ml (1/2 xícara de chá) de azeite
800 g de bacalhau dessalgado desfiado
800 g de batata (mais ou menos umas 4 batatas médias)
350 g (1 e 1/2 xícara) de creme de leite
10 azeitonas verdes picadas
10 azeitonas pretas picadas
300 g de requeijão cremoso
salsinha picada
1 colher (sopa) de manteiga

bacalhau_gratinado_02

Cozinhe as batatas em água e sal. Assim que cozidas, retire e esprema, formando um purê. Numa panela refogue a cebola e o alho no azeite. Junte o bacalhau e refogue por uns 5 minutos. Adicione também a batata, o creme de leite, a salsinha e as azeitonas, misturando bem.

Unte um refratário com a manteiga e coloque metade do requeijão, esparramando. Coloque toda a mistura de bacalhau e batata por cima e alise a superfície. Esparrame a outra metade do requeijão por cima e leve ao forno alto até gratinar, cerca de 25 minutos. Sirva a seguir.

bacalhau_gratinado_03

 

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>