aquário | hambúrguer diferentão

aquário | hambúrguer diferentão

aquário | 20/01 – 18/02

é querer algo novo constantemente. buscar sempre respostas pra aquilo que toca o coração. é querer transformar o camarão em hambúrguer, fazer um aïoli com o alho assado porque sabe que assim vai ficar ainda mais interessante do que o aïoli comum. é aquele que simplifica o complicado e também complica o simples. é que esse coração tão inquieto carrega a certeza de ir sempre em frente.

Aïoli:
1 cabeça de alho
200 ml (3/4 de xícara) de azeite
sal
pimenta do reino
2 gemas de ovo
suco de meio limão

Hambúrguer:
500 g de camarão limpo
1 colher (sopa) do aïoli
1 clara de ovo
cebolinha picada
½ cebola picada
1 fio de azeite
raspas de 1 limão

Comece pelo aïoli: retire toda a casca branca do alho, deixando os dentes aparentes. Com uma faca afiada corte uma tampa na cabeça de alho, deixando todos os dentes grudados pela base. Coloque-a em um pedaço de papel alumínio, regue com um pouquinho de azeite e enrole bem. Leve ao forno a 220ºC por 30 minutos. Numa tigela coloque as gemas, o suco de limão e misture com um fouet. É legal que esta tigela esteja em cima de um paninho úmido, isso ajuda que a tigela não se mova no balcão enquanto você bate o aïoli. Vá adicionando o azeite em fio e batendo constantemente para emulsionar, como uma maionese. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Amasse o alho, retirando todo o “creme” que ele forma ao assar, descartando as cascas. Misture no creme. Deixe reservado na geladeira.

Faça o hambúrguer: refogue a cebola com um fiozinho de azeite numa panela. Deixe que a cebola murche e dê uma leve dourada. Reserve. Com uma faca pique os camarões em pedacinhos pequenos. Numa vasilha junte-os com a colherada de aïoli, a clara de ovo, a cebolinha, a cebola refogada e raspas de limão. Prove o tempero e, se achar que precisa, acerte o sal. Molde os hambúrgueres fazendo uma bolinha e prensando com um prato pequeno, ou usando um molde. A massa não fica muito unida, então recomendo não fazer hambúrgueres muito grandes para que não despedacem. Esta quantidade rende de 4 a 5 unidades. Se achar que sua massa está muito molhada (dependendo do seu camarão), coloque umas duas colheradas de farinha de rosca ou de trigo para ajudar a moldar. Unte uma forma com um pouquinho de azeite e coloque os hambúrgueres ali. Leve para assar em forno pré-aquecido a 220ºC por cerca de 15 a 18 minutos. Os hambúrgueres não ficam dourados, mas ganham a aparência de cozidos.

Montagem: Corte o pão ao meio – usei pão de hambúrguer tipo brioche, e dê uma leve tostadinha numa frigideira com um pouco de azeite. Coloque aïoli sobre a metade inferior, um hambúrguer, mais um pouco de aïoli e termine com folhas de alface. Fica bem levinho e saboroso, com cara de verão. Rende 4 a 5 hambúrgueres.

a receita da batata rústica está aqui.

Vídeo por Doma02

dados_hamburguer

hamburguer_diferentao02

pracozinharouvindo02

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Luciana C. diz:

    Gui, estava acompanhando a série super curiosa sobre o prato de aquário. Como boa aquariana, só posso dizer que sua escolha foi excelente!
    Eu não pensaria em um hamburguer de camarão com aioli de alho assado mas com certeza ficaria feliz com um desses bem agora, no café da manhã.
    Beijo e super parabéns pelo seu trabalho.
    Luciana

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>