a história real

imagem_cinema

Alguns filmes – bem poucos, por sinal – conseguem extrair sabedoria e lirismo da forma mais simples. É até difícil escrever sobre eles, sobre o que os torna tão magníficos. O que dizer sobre A História Real, um filme tão simples que parece um documentário?

Claro, posso falar da história em si – que, assim como explicita a tradução brasileira, é verídica. Alvin Straight, 73 anos, com vários problemas de saúde, decide visitar o irmão, que acabou de sofrer um ataque do coração. Detalhe: Alvin decide fazer a viagem – mais de 450 quilômetros – em um cortador de grama.

O outro “detalhe” importante, lógico, é o nome na cadeira de diretor: David Lynch. O mestre do bizarro e do surreal, responsável pelas obras-primas Cidade dos Sonhos e a série Twin Peaks, dirigindo um filme censura livre (e produzido pela Disney!). Difícil de imaginar. Mas após ver o resultado, o difícil é imaginar outra pessoa realizando a obra.

thestraightstory

A jornada de Alvin é pontuada por encontros à beira da estrada: uma jovem pedindo carona, um grupo de ciclistas, uma mulher que sofre um acidente. E se nessas ocasiões Alvin quase sempre acaba ensinando uma lição a essas pessoas, é porque Alvin é um exemplo ambulante. A decisão de usar o cortador de grama é teimosia, mas também determinação; a visita ao irmão, uma forma de “engolir o orgulho”, como ele mesmo diz, já que os irmãos não se falam há muitos anos. Ele aprendeu, com a idade, a reconhecer o que importa e simplesmente descartar o que não importa. E se me perguntarem, não há lição mais valiosa que a idade pode ensinar.

Sendo um filme de David Lynch, claro que há momentos de humor – e como é de se esperar, eles surgem de forma inusitada. Alvin testemunha um acidente, e o resultado é ao mesmo tempo histérico e pungente. O mais marcante, entretanto, são os pequenos momentos, pontuados pela atuação fenomenal de Richard Farnsworth (o xerife sagaz de Louca Obsessão). Está tudo nos olhos cansados, como quando ele recebe a notícia do ocorrido com o irmão. Ou quando ele responde a pergunta: “qual a pior parte de envelhecer?”. E principalmente na cena final, uma das mais bonitas que já tive o prazer de ver. É difícil escrever um texto que faça justiça a A História Real, porque as coisas mais simples às vezes não devem ser analisadas. Apenas vivenciadas.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=1yUwF3vskF8]

A História Real (The Straight Story), um filme de David Lynch

112 minutos / França, Reino Unido e EUA / 1999

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • laissa diz:

    Um dos filmes mais lindos que já vi. Vi no cinema quando era criança, na França mesmo. Coisas boas marcam e viram parte de nós. Adoro seu blog! Tão bem escrito e delicado! Leio tudo desde as cartas amarelas até todas as receitas. Não posso me esquecer de mencionar deu ótimo gosto musical!!! Haha. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>