5 receitas favoritas de O Chef e a Chata

5 receitas favoritas de O Chef e a Chata

Continuando as listas das minhas receitas preferidas nesses 5 anos do Moldando Afeto, hoje enumero minhas 5 que já foram exibidas em O Chef e a Chata. O programa tem quase 2 anos no ar e apresentamos, até agora, 68 receitas além de episódios especiais. Sempre temos histórias por trás deles. Tem dias que alguma coisa dá problema ou eu que sou o responsável pelos utensílios e ingredientes esqueço de levar alguma coisa pra Serra da Moeda e tenho que inventar na hora algo um pouquinho diferente do planejado. Os meninos apelidaram esse momento de “pulo do poulain”. A gente se diverte e é um momento muito bom de estar três amigos reunidos pras gravações. Aqui estão minhas 5 receitas preferidas (em ordem alfabética – os títulos são links para as receitas):

oceac01

 

bolo de chocolate com caramelo

Quando estávamos pensando nas receitas da terceira temporada em dezembro de 2014, Lu falou: quero um bolo de aniversário! Quero de caramelo e chocolate! Depois disso fui tentar criar uma receita que ficasse boa e que agradasse ao paladar dela. Gravamos em janeiro e estava muito quente. Lembro da produção que fizemos, dos balões de estrela que ficaram guardados dentro da sauna da casa e do calor que passei com uma camisa jeans. Estava tão quente que tínhamos medo do bolo desmanchar a qualquer instante, mas ele sobreviveu e ficou muito, muito gostoso. Depois disso coloquei-o no meu menu de bolos e foi o meu bolo mais vendido nesse ano.

 

oceac02

 

cheesecake de doce de leite

Eu até contei no post da receita toda a minha história com esse cheesecake. Acho que é meu doce preferido na vida. Quando gravamos eu não conseguia parar de comer. Comi ao final da gravação, comi antes de ir dormir nesse dia e de café da manhã e pós almoço do dia seguinte. Não parei de comer enquanto não acabou. Desde então não fiz mais a receita de medo de comer tudo sozinho.

 

oceac03

 

coq au vin

A gravação desse episódio foi bem demorada. Começamos no fim da tarde, já cansados de dois outros episódios que tínhamos gravado esse dia. Faltaram ingredientes e precisamos ir comprar mais. Nossas gravações na cozinha de Paris eram mais difíceis porque tínhamos dois lugares diferentes pra cozinhar: a bancada e o fogão (além de gravar as aberturas em algum canto da cidade). A cada vez que mudávamos de um lugar para o outro, tudo no set tinha que ser movido: luzes, câmeras. O Léo precisava achar uma boa posição, o quadro que eu desenhei que ficava atrás do fogão refletia a luz e precisava ser mudado… Na cozinha em Moeda fica tudo de frente pra câmera, isso ajuda muito. E essa é uma receita que a gente ia de uma parte pra outra durante a receita toda por causa das etapas. Lembro que acabamos de gravar quase 2 da manhã e já exaustos fomos comer o coq au vin. Léo e Lu não esperavam que ia ficar tão gostoso e me lembro dela falando que era a cenoura mais gostosa que ela tinha comido na vida (carameladinha no vinho).

 

oceac04

 

escondidinho de costelinha, baroa e catupiry

Essa é uma receita que eu já tinha costume de fazer em casa, mas costumo fazer de um jeito mais elaborado: faço um confit da costelinha, ela fica 6 horas no forno a 130ºC cozinhando dentro de 1kg de banha de porco. Queria fazer uma versão mais simples e mais leve que também ficasse gostosa. Acho a combinação dos três elementos deliciosa e é um prato que dá pra fazer com antecedência e deixar na geladeira ou mesmo congelar. Esse dia ainda teve um “pulo do poulain” que na verdade foi ideia da Lu: Estava tarde, estávamos com muita fome e o escondidinho ainda ia levar uns 20 minutos pra dourar. Pegamos o maçarico e douramos ele rapidinho. Como as camadas de comida estavam frias já que ele não foi ao forno, tivemos que colocar os pratos de comida no microondas pra esquentar pra gravar o final do episódio e pra poder comer depois!

 

oceac05

 

hambúrguer com geleia de bacon

Já contei aqui no blog algumas vezes que meu prato preferido é hambúrguer. Nesse video aproveitei pra contar as dicas de um bom hambúrguer: qual carne utilizar, como prepará-la, quando temperar. Junto a uma geleia de bacon muito gostosa e um pão artesanal o resultado foi maravilhoso. É a receita mais antiga da lista e foi de uma época em que ainda estávamos aprendendo como fazer bons episódios em cima de boas receitas. Fizemos esse no primeiro dia de gravação na Serra da Moeda e lembro que fomos dormir muito felizes de ter feito um trabalho que nos deixasse feliz – com a barriga também feliz de ter comido uma refeição incrível!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>