massa fresca

Até o ano passado eu tinha a minha ‘masseria’ em BH, onde eu fazia massa sob encomendas e pra serviços de buffet. Todo mundo sempre me perguntava os segredos da massa, e eu dizia: feito com afeto! Mas é a pura verdade. É que nem o pão de queijo da minha avó. Eu tenho receita, vi ela fazendo diversas vezes e anotei tudinho o que precisava ser feito, mas quando eu fazia… Sei lá, não tinha o gosto do da minha avó.

Mesmo assim, resolvi passar minha receita de massas aqui. Meu segredo do molho vermelho… mmm, bem deixa pra outro dia, esse ainda todo mundo cobiça!

para 500g de massa fresca

:: 350g de farinha de trigo

:: 3 ovos (eu costumo usar ovos caipiras, mas caipiras mesmo, só pra massa ficar bem amarelinha)

:: 1 fio de azeite

:: uma colher (de sopa) rasa de sal

:: água (só se a massa estiver muito seca e ‘pedir’)

Faça uma coroa com a farinha de trigo sob uma superfície (tipo uma bancada de granito). No centro coloque os ovos, o azeite e o sal. Comece a fazer movimentos circulares no ovo, puxando um pouquinho da farinha por vez. Aos poucos uma massa vai se formando. Sove bastante com as mãos. Se estiver muito seca, coloque água, bem pouquinho, e sove. Quando a massa ficar homogênea está boa. Ela é bem dura mesmo!

Para abrir… Bem, você pode fazer no rolo, mas é provável que a massa vá ficar grossa, então se você tiver uma máquininha dessas, que seja de abrir massa de pastel, use-a! Passe pedaços de massa quantas vezes for preciso, até que ela fique fininha, maleável e pronta a ser cortada. Se você tem uma de massas mesmo, vá regulando pra que a cada vez que passe ela fique um pouco mais fina. Ao final, esparrame farinha de trigo sobre a superfície e corte elas, com a faca mesmo.

Pra fazer um fettuccine, por exemplo, eu dobro a massa quatro vezes e corto com a faca. Assim, quando abro, estão os fios soltos e cortados com mais facilidade. Deixe secar levemente, faça ninhos e coloque em um recipiente fechado e mantenha na geladeira (se você não for fazer imediatamente). Pode ficar 7 dias na geladeira e você também pode congelar por até 3 meses.

Acho que meu único segredinho mesmo são os ovos caipiras. A cor fica mais bonita. Espero que tenham gostado! Deu saudade dos meus dias abrindo massa!

Rendimento :: 500g de massa

Tempo de preparo :: cerca de 1h30

Dificuldade :: média

Fotos inicial e final por Gianfranco Briceño

About these ads

Tags: ,

13 Respostas to “massa fresca”

  1. Layla Says:

    hmmm, que delicia! Deu vontade de fazer agora mesmo!!
    Deve ficar divino! Vou tentar! ;)

  2. Ana.. Says:

    Minha mãe faz massa e é ótima! Ela tem a maquininha e rende muito. Geralmente ela faz lasanha, abre a massa( tem que ter espaço),corta e em seguida dá o choque térmico( tipo: coloca em agua fervendo e logo em seguida em água gelada, ou melhor, com bastante gelo). O molho é o segredo de tudo, mas nem preocupe, é igual ao pão de queijo da avó, você pode dar a receita, mas a sua sempre será única!
    Bjs Gui!

  3. Flavimar Says:

    Adorei a receita, vou testar no fim de semana. Mas fiquei com uma dúvida, o processo para cozinhar a massa é o mesmo das massas que compramos? Digo, coloca-se a massa em água fervendo, espera até dar o ponto e depois tira…

  4. Carol Says:

    Eu vivia brincando com meu pai que qdo a gente tivesse uma bela bancada na cozinha eu faria macarrao pra ele… A bancada hoje existe, mas nada de eu fazer. E ele me cobra muito! Lembrei disso vendo o post, na proxima vez q for visita-lo creio que o tao falado macarrao vai sair! Voce tb usa a técnica do choque térmico? Qual a funçao disso? Bjos e obrigada.

  5. Says:

    Ei Guiii!!! Dúvida: se for fazer pra comer imediatamente, tem que esperar secar qto tempo mais ou menos? Ela pode ir pra água ainda meio “mole”?
    E pra abrir sem essa maquininha? O truque é o braço forte e persistência ou tem segredo? Bjooosss

    • gpoulain Says:

      ah, não precisa esperar secar, quanto mais fresca melhor. eu só falo pra deixar uma meia hora secando se for guardar que é pra ela não ficar muito grudenta na geladeira.

      o truque sem maquininha é justamente esse! porque é osso fazer ficar bem fininha sabe? massa grossa não rola e massa de macarrão é mais dura, não é macia igual pão ou pizza.

  6. ragù « Says:

    [...] segredinho: eu coloco um pouco de funghi secchi, que dá um sabor bem especial. Se você vai fazer a massa fresca que eu ensinei há alguns dias, que tal fazer esse molho pra [...]

  7. Das aventuras gastronômicas do último fim de semana: preparando massa fresca! « Universo (quase) particular Says:

    [...] base da nossa receita foi a do Moldando Afeto, mas no fim, tivemos que adicionar um pouco mais de farinha, pois a massa não estava [...]

  8. Fabricio Says:

    Belíssimo site!
    Vou abrir uma casa de massas frescas e secas….com mais enfase na massa fresca!
    Gostaria de troca de informações,seria possivel?
    Sou de Minas tambem!
    Preciso muito de informação,é um sonho se transformando em realidade
    ate mais!

  9. na prática: macarrão | Says:

    […] casa de massas aqui em BH. Pra quem estiver animado na massas, já dei no blog minha receita de massa fresca e de dois molhos que eu fazia pra vender na […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: