empanadas

Morei em Buenos Aires e por isso mesmo muita gente me pergunta como fazer empanadas. Essa receita aprendi na faculdade. Não é a melhor massa que comi por lá (gostava bastante das hojaldradas, uma massa folhada pra empanada) mas é muito boa, além de simples de fazer. O recheio é variável, os mais comuns que eu via – e comia – lá eram jamón y queso (presunto e queijo), queso azul (gorgonzola) e carne picante (carne bovina picante ao paladar argentino – eu mesmo nem sentia a pimenta). Adorava as empanadas mas confesso que estando lá eu morria de saudades das nossas coxinhas de frango com catupiry!

massa

:: 250g de farinha de trigo

:: 10g de sal

:: 100ml de água morna

:: 75g de manteiga

recheio (carne picante)

:: 250g de contra filé limpo

:: 1 cebola picada

:: 2 ovos cozidos

:: pimenta calabresa a gosto

:: 1 tomate picado

:: sal

:: salsinha picada a gosto

Faça uma coroa com a farinha e coloque os outros ingredientes no meio. Não jogue a água toda de uma vez, coloque metade e vá adicionando mais aos poucos, se for preciso. É importante sovar bastante até que ela fique bem macia e elástica, e não somente homogênea. Deixe descansando dentro de um saco plástico enquanto prepara o recheio.

Pique a carne bem pequena, quase como se fosse uma carne moída, porém um pouco maior. Em uma panela esquente um fio de óleo e refogue a cebola. Assim que ela murchar um pouco, junte a carne e mexa até que ela fique corada e bem soltinha. Tempere com sal e pimenta. Agregue o tomate e a salsinha e deixe cozinhar um pouco. Descasque os ovos cozidos e amasse-os com um garfo pra que virem um ‘farelinho’. Junte à mistura da carne e desligue. Deixe repousar um pouco para que esfrie e você possa rechear.

Abra a massa em uma espessura de uns 3mm de altura e corte círculos de 12cm de diâmetro, pode usar um prato pequeno como molde. Coloque uma colher (de sopa) bem cheia de recheio e dobre ao meio pra fechar. Faça a técnica do repulgue: como nas fotos, vá dobrando as beiradas uma por cima da outra. Se tiver dúvidas, achei um video pra ilustrar melhor. Coloque em uma assadeira e leve para assar em forno a 250ºC por uns 25 minutos.

Rendimento :: 10 empanadas

Tempo de preparo :: 1h30

Dificuldade :: média

About these ads

Tags: , , ,

18 Respostas to “empanadas”

  1. Flavimar Dïniz Says:

    Você pincelou um ovo batido nelas antes de assar para ganhar uma corzinha, ou não precisa?

    • gpoulain Says:

      No original eles não pincelam não! Nem precisa, só se você quiser que dê uma casquinha brilhante e mais dourada. Mas prefiro sem, dá mais cara de empanada argentina!

  2. Lilian Says:

    Oi Guilherme, comecei a acompanhar o seu blog a pouco tempo mas já sou assídua. Fiquei com vontade de fazer essas empanadas, mas queria experimentar com um recheio de mozzarella de búfala. Mas como a mozzarella é bem úmida, queria saber se posso usar sua receita de massa mesmo, porque uma vez tentei fazer pastel normal com mozzarella e a massa meio que derreteu com todo o leite que saia do queijo!!!

    • gpoulain Says:

      Pois é… Não é bom que fiquei muito molhado não. Senão a casquinha não fica crocante, tenho receio de molhar muito a massa! Lá eles fazem muito com mussarela normal. Mas se quiser tentar de toda forma depois me escreve pra contar como saiu.

  3. Stella Maris Says:

    Empadas me trazem lembranças lindas de férias de verão…ai ai
    Estou encantada com o site, com as fotos, as receitas, o capricho…fez o meu dia mais feliz!

  4. Mário (@mario_aguilar) Says:

    Empanadas = Infância.
    Agora só falta a inca kola.

  5. Says:

    Alguns dias sem acessar o blog e qdo entrei já dei de cara com empanadas que amo tanto. Mal posso esperar pra testar a receita. Quando começo a ler os posts antigos é um suspiro a cada receita.. tá demais isso aqui.
    E adorei a dica da horta, acho que vou colocar nas minhas resoluções de ano novo! Bjo! Bjo!

  6. trendycookie Says:

    Provei as empanadas a ultima vez que fui pra Buenos Aires e amei! vou testar essa receita com certeza porque parece ser muito fácil =)
    beijoss

  7. Julia Saluh Says:

    Guilherme, há um mes mais ou menos descobri seu blog e tô aqui quase todo dia, aguardando as atualizações!
    Como minha vó é fã de empanadas, ontem pela primeira vez testei uma de suas receitas… ficaram ótimas !
    parabéns pelo blog!

  8. pierogi « Says:

    [...] fecha-los. Dobre ao meio como um pastel e vá dobrando levemente as beiradas, como em uma empanada. Ferva bastante água em uma panela média e leve para cozinhar, colocando no máximo 10 por vez. [...]

  9. Sofia Passos Rezende Says:

    Gui, fiz a receita e no fim deu tudo certo, mas fiquei com algumas dúvidas.

    1) Eu sovei bastante a massa e fico me perguntando se existe “sovar demais até passar do ponto”. Ela ficou um pouco rígida e na hora de abrir com o rolo e cortar os círculos eles encolheram muito assim que eu cortei, é normal mesmo?
    2) O recheio vazou todo, mesmo eu fechando as empanadas direitinho (usei mussarela e presunto de recheio). Elas deram um jeito de inchar e abrir durante o cozimento. Na hora de fechar não tem que molhar com água nem nada?
    3) Última perguntinha, sobrou da massa e coloquei na geladeira. Dá para usar no dia seguinte?

    Beijos e continue publicando suas receitas! Queria ver uma de alfajor! : D

    • gpoulain Says:

      ei Sofia, tudo bem?

      existe sim sovar demais! o bom é até ficar elástica, e por elástica os círculos realmente encolhem um pouco na hora de cortar. o segredo é o seguinte: abra a massa, retire ela da superfície, de leve com as mãos por baixo, só pra desgrudar (é nessa hora que ela encolhe), aí sim corte os círculos. vou até modificar isso na receita, obrigado pela lembrança. :)

      o que acho que aconteceu com sua massa é que ela ficou seca demais. massa é assim mesmo, eu trabalhava com massas frescas de macarrão e um dia tinha muita umidade do ar, no outro estava muito quente… isso parece bobagem mas influencia a colocar um pouco mais ou menos de liquido. mas isso é no ‘feeling’ mesmo sabe? não é necessário passar água pra fechar, mas você pode fazer isso tranquilamente numa próxima vez se achar que não está fechando direito.

      não é bom colocar na geladeira assim porque não vai abrir bem. o ideal é abrir tudo num dia, rechear, e aí sim você pode guardar as empanadas prontas pra assar e até congelar se quiser. não tenho receita de alfajor mas vou procurar uma autêntica, testar e um dia que achar que está bom pra publicar eu publico, ok?

    • Ytauana Says:

      Oi Sofia!
      Não querendo me intrometer, mas já me intrometendo… :P
      Morei uns meses na Argentina e um cozinheiro de lá me disse que o segredo pra não vazar (ou vazar menos) quando se faz empanada com algum recheio de queijo é, antes de colocar na empanada e fechar, passar no trigo. Assim, o queijo solta menos líquido e estufa menos a massa, daí não abre :)

  10. Ytauana Says:

    Guilherme, amei o post! Vi no facebook da Amanda (do Buenos Aires para Chicas) e vim correndo, pq morro de saudades das empanadas argentinas :(
    Vou tentar essa receita e fuçar o restante do seu blog :D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: