tiras de alcatra com shimeji e purê de milho verde

Algo que adoro fazer em dias de alguma inspiração é abrir a geladeira, olhar tudo o que tenho ali, e então criar alguma coisa sem precisar comprar ingrediente algum. Dia desses foi assim: tinham dois bifes de alcatra e meia bandeja de shimeji que sobrou de quando fiz o contra filé silvestre. Juntei isso ao fato de adorar milho verde e o sabor e cor que eles dão a um simples purê de batata e… Pronto! Em pouco tempo fiz um jantar pra duas pessoas super saboroso e que ficou com cara de que tinha sido muito pensado e demorado de fazer.

:: 400g de alcatra

:: 2 batatas médias (cerca de 400g também)

:: 100ml de leite

:: 100ml de caldo de carne (se for usar em cubo dissolva 1/3 dele pra não ficar forte)

:: 1 colher (sopa) de manteiga

:: 100g de shimeji

:: 1 lata de milho verde escorrida

:: sal

:: pimenta do reino

Cozinhe as batatas, escorra e esprema-as. No liquidificador (ou processador ou mixer) bata a lata de milho verde escorrida junto ao leite e a manteiga. Peneire o que bateu e misture com o purê. É importante peneirar para que a textura fique bem lisinha, e, por mais que seja um pouco chato fazer isso, faz toda a diferença!

Corte a alcatra em tiras grandes e refogue-as em um pouco de óleo. Tempere com sal e pimenta do reino. Quando a carne estiver pronta, retire e jogue ali o caldo de carne e o shimeji, rapidamente, só para pegar o gosto. Se quiser montar nos pratos como eu fiz, coloque o purê no centro (eu enformei em um aro de metal), coloque as tiras de carne em cima e por último regue com o molho de shimeji.

Rendimento :: 2 porções

Tempo de preparo :: 40 minutos

Dificuldade :: fácil

About these ads

Tags: , , ,

2 Respostas to “tiras de alcatra com shimeji e purê de milho verde”

  1. dia dos namorados « Says:

    [...] elaborado mas de simples preparo como o atum tostado com ratatouille. Ou um risoto de lagostins? As tiras de alcatra com shimeji e purê de milho verde também são uma opção irresistível. Ou um belo prato de massa como a pasta alla [...]

  2. Resultado de outro sábado gastronômico… « Universo (quase) particular Says:

    [...] Aí juntei o agradável ao mais agradável ainda e, quando o André me perguntou sábado de manhã “o que você vai fazer de gostoso pra gente comer hoje?” (adoro quando ele fala assim!!!!), não tive dúvidas: hora de testar mais uma das receitas do Moldando Afeto. [...]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: