404 Not Found. Maybe one of these articles may be of interest?


transformações à mesa

transformações à mesa

Minhas primeiras memórias na cozinha são sempre relacionadas à minha avó Pipida. Me recordo constantemente da cozinha e do jeito dela, da forma com que ela acabou vivendo sua vida na beirada do forno. Provavelmente a escolha inicial não foi dela. Viveu numa época em que se casava muito cedo – ela se casou com 14 anos! – e que, infelizmente, as mulheres não tinham escolha que não fosse cuidar da casa e filhos. Nem por isso ela foi infeliz. Porque soube transformar sua vida …

leia mais →

carta amarela #6 – comer, beber, viver

Paris, 11 de março de 2012

Queridos amigos,

Essa semana um grupo de brasileiros passou pela minha sala, durante uma visita à minha escola. Meu professor logo gritou: ‘GUI-LHÊR-MÊ!’ pra indicar que eu poderia responder algumas perguntas que eles quisessem fazer. Alguns foram sensatos e me perguntaram coisas relacionadas à escola e ao curso, mas alguns começaram a perguntar: “Qual seu time de futebol: cruzeiro ou atlético?”, “por que você veio pra Paris?”, “você é rico?”, “deixou namorada no Brasil?”.

Eu fiquei muito incomodado com essas perguntas, e …

leia mais →

brooklin

brooklin

Sempre me perguntam se eu tenho saudade do Brasil (pra quem não sabe, moro na Alemanha há quase quatro anos). Talvez a minha resposta desaponte os alemães, talvez alguns achem que sim, eu morro de saudades e choro toda noite antes de ir dormir, saudades das praias, do sol, da comida. Mas na verdade não sinto tanta falta assim. Adoro a Alemanha. Claro que no inverno fico morrendo de vontade de estar numa praia – de preferência em Florianópolis! – e a comida brasileira continua …

leia mais →